Curso inscreve jovens para formação em Tecnologia da Informação

Do ATarde Online
Por Fidel Tavares

Estão abertas, até a próxima quinta-feira (20), as inscrições para o curso de formação de jovens em Tecnologia da Informação (TI) do Programa Aprendizado Jovem (Proaj) do Governo da Estado em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego.

São aproximadamente 400 vagas a serem preenchidas por jovens da rede pública de ensino. O curso terá 500 horas-aula. Os alunos que se destacarem terão boas chances de colocação no mercado de trabalho, em expansão na Bahia com a chegada de novas empresas.

INSCRIÇÃOPara se inscrever, o candidato deve levar carteira de identidade, CPF (se possuir) e comprovantes de escolaridade e de residência. Os interessados precisam ter entre 16 e 24 anos.

Poderão participar do programa de capacitação alunos do 1º e 2º ano do ensino médio da rede pública que estudam na capital e nas cidades de Feira de Santana, Vitória da Conquista e Lauro de Freitas, onde acontecem as inscrições.

Os candidatos passarão por uma avaliação, que incluirá questões de lógica e informática. As provas serão realizadas no dia 5 de abril nas cidades citadas. O resultado deve ser divulgado no dia 8 do mesmo mês. O início das aulas está previsto para o dia 27.

Confira os locais para inscrição:

Salvador
Instiuto Central de Educação Isaias Alves- ICEIA – Praça do Barbalho, Barbalho (curso de Linguagem de Programação-JAVA)

Feira de Santana
Colégio Est. Edith Machado – Rua da Primavera, Nº2.770, Pampalona;
Colégio Est. Uyara Portugal – Vila Antônio Sérgio Carneiro,Tomba;
Colégio Est. Durvalina Carneiro – Rua Valentina Cerqueira, Santo Antônio dos Prazeres
todos para o curso – Linguagem de Programação-JAVA

Vitória da Conquista
Colégio Est. Maria Viana – Rua 10 de dezembro, Recreio (curso Linguagem de Programação – JAVA);
Colégio Est. Fernando Spínola – Avenida Frei Benjamin, s/n, Patagônia (curso de Cabeamento em Redes);
Colégio Colégio Est. Adélia Teixeira – Avenida Jorge Teixeira, Candeias (curso de Suporte Técnico)

Lauro de Freitas
Escola Municipal de Cadetes Rua Euvaldo Santos Mendes – ao lado do Ginásio de Esporte do Município (curso de Linguagem de Programação – JAVA)

MERCADO – Dados do Instituto Brasil para a Convergência Digital (IBCD) apontam que 210 mil vagas de trabalho não serão preenchidas até 2010 por falta de qualificação em Tecnologia da Informação e Comunicação.

Na mesma pesquisa, o IBCD verificou que 84% dos profissionais formados na área não dominam a língua inglesa, o que é uma exigência da maioria das empresas do setor.
Ildes Ferreira, titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, aponta para as portas que o curso pode abrir.

“O mercado de TI está em crescimento na Bahia. Duas grandes empresas estão vindo para a Bahia e necessitam encontrar um jovem minimamente preparado para o mercado”, enfatiza o secretário.

Novos talentos revelados pelo curso têm chances de serem contratados por empresas parceiras, vinculadas à Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet e da Associação Brasileira das Empresas de Software e Serviços para Exportação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: