SENAI amplia inscrições para cursos gratuitos

Da Sala de Notícias Fieb

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) na Bahia realiza, até o dia 18, inscrições para o processo seletivo destinado a preencher 2.275 vagas dos cursos de Aprendizagem Industrial de Nível Básico, também conhecido como CAI Básico. Podem efetuar inscrição candidatos de famílias com baixa renda, no site www.fieb.org.br/senai, acessando o manual e imprimindo o comprovante de inscrição, que deve apresentar no dia da prova. Todos os cursos são gratuitos e não há taxa de inscrição. As provas serão realizadas em 1º de fevereiro.

Em Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari, em virtude da grande procura, o SENAI Bahia decidiu ampliar de dez para 17 a quantidade máxima de inscrições por vaga aceitas nos diversos cursos. Nas demais localidades, permanecem dez inscrições por vaga, sempre atendendo à ordem de inscrição.

As vagas estão distribuídas em 23 cursos em diversas áreas, incluindo alimentos, construção civil, costura industrial, caldeiraria, eletricidade predial e industrial, logística, manutenção mecânica e manufatura automotiva. A lista completa está disponível no site, bem como a quantidade de vagas por localidade e curso. Os cursos serão ofertados nos meses de março, junho e setembro de 2009 em 23 municípios baianos. Onde não houver unidades do SENAI, as aulas serão dadas em escolas públicas, em parceria com prefeituras e outros órgãos locais.

Para se inscrever, o candidato deve ter entre 16 e 21 anos e a escolaridade mínima exigida para o curso escolhido – ensino fundamental II (8ª série) ou ensino médio completo. Todos os cursos têm carga horária de 600 horas, exceto o de mecânica de usinagem, que tem duração maior, com 1.080 horas. A prova do processo seletivo para ingresso nos Cursos de Aprendizagem Industrial de Nível Básico contempla conteúdos de matemática, português e conhecimentos gerais referentes ao ensino fundamental II.

A coordenadora da Assessoria de Desenvolvimento do SENAI Bahia, Rosângela Costa, explica que os candidatos aprovados deverão apresentar no ato da matrícula uma declaração de baixa renda redigida do próprio punho, além dos documentos que constam no edital. Para o diretor regional do SENAI Bahia, Gustavo Leal Sales, “cursar um programa de aprendizagem industrial no SENAI prepara o jovem para o início da sua vida profissional na indústria, pois estes cursos são concebidos em total aderência às necessidades dos diversos setores industriais, criando portanto uma condição de alta empregabilidade para os concluintes.”

Anúncios

6 Respostas

  1. Franco,

    Se possível, divulga esta Fundação que está concedendo bolsas para estudantes em universidades pagas. Abraços.

    Link: http://www.estudar.org.br/index.php

  2. quando vai ter concurso para mulher´para mecanica gratuito

  3. gostaria de saber

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: