Bicheiro Alfredo Mangueira renuncia à presidência da Câmara Municipal de Salvador

Do ATarde Online
Por Patrícia França

Fernando Vivas
Foto: Fernando Vivas

Durou exatos oito dias a gestão do vereador Alfredo Mangueira (PMDB) na presidência da Câmara Municipal de Salvador. Mangueira nunca escondeu sua ligação com a Paratodos, controladora do jogo do bicho na Bahia. Eleito pela maioria da Casa, com 28 dos 41 vereadores, o peemedebista renunciou, nesta sexta-feira, 9 , à tarde, ao cargo, fato inédito na mais antiga Casa Legislativa do País, prestes a completar 460 anos no dia 29 de março. No comunicado de apenas cinco linhas, encaminhado ao final da reunião fechada de cerca de três horas com a nova mesa diretora, Mangueira atribui a decisão a “razões de cunho familiar”. Sem maiores explicações.

Com a renúncia de Mangueira, assume a presidência o 1º vice-presidente, vereador Paulo Magalhães (DEM), que ficará no cargo por 30 dias até a convocação de uma nova eleição para escolha do presidente. Coube ao chefe de gabinete de Mangueira, o ex-vereador Wanete Carvalho, a tarefa de tentar explicar a decisão do vereador que, segundo ele, viajara com a família, na mesma sexta-feira, sem revelar o destino.

“As razões [da renúncia] são estritamente familiares e queria pedir a compreensão de todos”, dizia um constrangido Wanete, no seu último ato na chefia de gabinete de Mangueira.

SUPEREXPOSIÇÃO – A renúncia de Alfredo Mangueira não só pegou de surpresa vereadores, dirigentes partidários e funcionários da Câmara, como levantou uma série de hipóteses para decisão tão radical. Ainda que não declarada abertamente, todos concordavam num ponto: a superexposição a que Mangueira foi submetido pela mídia, nos últimos dias, fragilizou as relações que a contravenção estabeleceu, tanto no campo institucional como na política, para se manter.

Nos corredores da Câmara, nesta sexta, comentava-se até que a desenvoltura de Alfredo Mangueira estaria incomodando não só a cúpula do jogo do bicho na Bahia, como os banqueiros cariocas, os quais ainda manteria influência sobre a organização na Bahia.

Fato é que Mangueira chegou à presidência da Câmara não como candidato da preferência do PMDB, mas porque, pela rede de ligações que estabeleceu, acabou maior que o partido do ministro da Integração, Geddel Vieira Lima. Preocupado com a “vulnerabilidade” do vereador, por conta dos seus negócios com o bicho, a direção do PMDB chegou a chamar Mangueira para uma conversa. O peemedebista, porém, teria afirmado que estava afastado dos negócios da banca.

Nos bastidores, o líder do governo, Sandoval Guimarães (PMDB), fez campanha aberta contra a candidatura de Mangueira, e chegou a alertar, em pronunciamento feito da Tribuna da Casa, que a renovação de 50% dos vereadores, imposta pelas urnas, exigia da Câmara uma “presidência que defendesse os preceitos éticos, transparentes e da moralização”.

Sandoval, que nesta sexta fez questão de elogiar Mangueira, dizia-se surpreso com a renúncia do colega de partido. Indagado, não soube informar se a decisão de deixar a presidência da Câmara teria ligação com o jogo do bicho. Informou, apenas, que já havia solicitado uma reunião da bancada de vereadores do PMDB com o presidente do partido, Lúcio Vieira Lima. O PMDB vai brigar para manter a presidência – interinamente ocupada pelo DEM – alegando ser a maior bancada. O PT também tem seis vereadores. O vereador Palhinha (PSB), um dos que correram para a Câmara assim que a notícia se espalhou, era só lamento. “A gente não esperava decisão repentina, mas família é coisa muito sublime”. O vereador Bomba (PRP) soube pelos sites. “O projeto dele para Câmara ia ser bom”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: