Polícia Federal prende desembargadores e um juiz no Espírito Santo

Da Agência Brasil
Por Ana Luiza Zenker

Brasília – Sete pessoas, entre elas o presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Frederico Guilherme Pimentel, e dois desembargadores, Eupídio José Duque e um segundo que não foi identificado, foram presas pela Polícia Federal no Espírito Santo, em cumprimento a mandados de prisão expedidos pela ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Ela é relatora do inquérito que investiga o envolvimento de desembargadores, um juiz, advogados e uma servidora pública em crimes contra a administração pública e a Justiça. A ministra também expediu 24 mandados de busca e apreensão.

De acordo com nota da Polícia Federal, durante a operação também foi preso, em flagrante, um membro do Ministério Público Estadual, por posse de armas de fogo e munição de calibre restrito.

A investigação corre em segredo de Justiça desde abril deste ano. O delito apurado consiste, basicamente, no patrocínio e intermediação de interesses particulares no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES).

Segundo informações da assessoria de imprensa do Superior Tribunal de Justiça, ao longo das investigações também surgiram evidências de nepotismo no TJ-ES, o que teria facilitado as ações delituosas dos investigados, que contavam com a colaboração de parentes e afins empregados em cargos estratégicos. Os presos estão sendo levados para Brasília, onde ficarão à disposição do STJ.

As investigações que resultaram na ação de hoje começaram com a Operação Titanic, deflagrada em abril deste ano, que desarticulou um esquema instalado no cais do porto em Vila Velha, especializado na importação subfaturada de veículos de luxo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: