Bahia recebe o primeiro Centro Estadual de Educação Profissional

Da Agecom

A Bahia recebeu nesta quinta-feira (04) o primeiro Centro Estadual de Educação Profissional (EP), que funcionará no Complexo Oscar Cordeiro, em Águas de Meninos, dando inicio a uma política pública de educação profissionalizante, capaz de preparar os jovens e adolescentes para o mercado de trabalho. A inauguração do centro ocorreu juntamente com o lançamento do Plano de Educação Profissional da Bahia, que estabelece o marco regulatório, o modelo de gestão e os recursos destinados à área.

Segundo o secretário estadual da Educação, Adeum Sauer, o plano foi realizado após um diagnóstico das demandas em todos os territórios baianos. A partir daí foram definidos os cursos de formação profissional que atenderão a demanda e a necessidade do mercado baiano. “Essa proposta de educação tem caráter pioneiro no Brasil, com proposta educacional interligada com o desenvolvimento econômico do estado, com abordagens nas potencialidades da Bahia”, enfatizou Sauer.

Durante a inauguração do Centro Estadual de Educação Profissional, o governador Jaques Wagner assinou três decretos. O primeiro institui os Centros Estaduais e Territoriais como uma tipologia especifica de unidade escolar. O segundo e terceiro decretos tem como finalidade criar o Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia e Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia das Águas. “Estamos otimizando o ensino profissional no Estado, com objetivo de fortalecer a área profissional baiana e de facilitar a entrada dos jovens no mercado de trabalho”, afirma.

O estudante Wagner Luiz Esquível, 28 anos, reconhece a necessidade de uma educação profissional. Após ter tido várias dificuldades em encontrar um emprego, resolveu estudar eletrotécnica no Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia (CETEB), em Feira de Santana. “Com o ensino profissionalizante fica mais fácil na hora de procurar um emprego. Geralmente um jovem quando vai em busca de trabalho costuma dizer que quer para qualquer coisa, por não ter um diferencial. Com a qualificação sabemos onde e a quem procurar. Somos mais valorizados e ganhamos melhor”, ressalta.

Inicio

As aulas começarão no ano letivo de 2009, sendo que, entre os meses de dezembro deste ano e fevereiro do próximo de 2009, haverá capacitação de professores de educação profissional. Até 2011, a rede será composta por oito centros estaduais, 32 centros territoriais e 100 centros locais, totalizando 140 unidades de EP nos 26 territórios, atingindo 104 cidades. No total serão mais de 70 mil matriculados.

De acordo com o superintendente de Educação Profissional, Antonio Almérico Biondi Lima, a oferta dos cursos sempre estará alinhada com as demandas do desenvolvimento econômico e social, com ênfase nos cursos técnicos integrados. Ele explica também que o Plano de Educação Profissional investirá na formação de gestores, professores e técnicos das unidades de Educação profissional, oferecendo práticas pedagógicas dinâmica e inovadoras e atualização das matrizes curriculares.

Serão oferecidos cursos técnicos pertencentes a todos os eixos tecnológicos previstos pelo MEC, como: Recursos Naturais, Informática e Comunicação, Saúde, Segurança e Meio Ambiente; Gestão e Negócios; Infraestrutura; Controle e processos industriais; produção industrial; produção cultural e design; hospitalidade e lazer e produção alimentícia.

O ensino profissionalizante oferecido pelo Governo do Estado beneficiará estudantes da rede pública estadual de educação e trabalhadores com ensino fundamental incompleto. Haverá também projetos específicos para quilombolas, indígenas, agricultores, trabalhadoras domésticas e apenados. Em todos os cursos, ações que impeçam a discriminação étnica e de gênero e que permitam a inclusão de deficientes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: