PDDU – Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano

EXERCÍCIO de narrativa da disciplina Jornalismo Digital, sob orientação da professora Jan Alyne, que consiste em escrever matéria curta, atendendo ao padrão de texto para internet, sobre o PDDU de Salvador.

Por Franco Adailton – o Francolino

Aprovado em 2007, pelo prefeito João Henrique Carneiro, o projeto de lei 216/2007 institui as questões relativas ao Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano da cidade de Salvador.

O PDDU faz parte da Lei Federal 10.251/2001, que regula o Estatuto das Cidades e visa a garantia a cidades sustentáveis, através da gestão por meio da participação popular, juntamente com o governo e a iniciativa privada.

Dentre os objetivos principais do Plano estão o crescimento econômico,  a qualificação do espaço urbano, a conservação dos atributos ambientais e a recuperação do meio ambiente degradado.

É justamente nesse ponto, ambiental, que o PDDU vem recebendo duras críticas. Os principais questionamentos, sobre a legalidade do PDDU, são a especulação imobiliária, a falta de diálogo com a população e os interesses políticos diversos.

A situação das barracas de praia, que se arrastra há três anos, e a retirada das pedras portuguesas do calçadão da Barra também suscitaram opiniões diversas, como a que Caetano Veloso publicou em seu blog.

Por outro lado, apesar de serem importantes as discussões acima, esquece-se de mencionar a segregação espacial e o acirramento das desigualdades sociais, promovidas pelo PDDU de Salvador, que não contempla ou negligencia as periferias da cidade. O que pode gerar consequências graves, para todos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: