INGÁ alerta que riscos de queimadas aumentam no interior da Bahia

Do Ingá

Mais de 3.876 focos de incêndio foram registrados no Estado da Bahia somente nos primeiros 22 dias do mês de outubro deste ano, a maioria nas regiões Oeste, São Francisco e Sudoeste do Estado. Em menor quantidade, também foram registrados focos de queimadas nas regiões Norte e Chapada Diamantina. A causa é uma massa de ar quente e seco que predomina sobre toda a região Nordeste do país. O alerta foi dado hoje (23) pelo Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ).

De acordo com o meteorologista Heráclio Alves, esta é a maior temporada de queimadas desde o ano de 2002, quando foram registradas, em todo o mês de outubro, 4.101 focos de incêndio. As ocorrências deste mês mostram que houve um aumento significativo de 58% do número de queimadas na Bahia em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registradas 1.647 ocorrências. Já em relação ao total de incêndios registrados em todo o mês de setembro deste ano, quando foram registrados 774 focos, verificou-se um aumento em torno de 400%.

“Vale lembrar que os meses de agosto, setembro e outubro, por ser o período mais seco e quente do ano, apresentam características favoráveis à maior incidência das queimadas”, salienta o meteorologista do INGÁ, Heráclio Alves. “Entre os principais causadores de incêndio nas matas estão as pontas de cigarro jogadas ao chão, principalmente na estrada, e a utilização da técnica de queimar a vegetação para preparar o solo para o plantio, bastante utilizado pelos agricultores”, alerta Alves.

O meteorologista explica que há também as queimadas provocadas por fenômenos naturais. “A combinação entre a baixa umidade do ar, temperaturas elevadas e a ação do vento pode ser responsável por focos de queimadas também”, detalha.

Final de semana

Nas regiões Norte, Oeste e São Francisco no Estado da Bahia, uma massa de ar quente e seco, centrada na região Nordeste do país, contribui para que o céu se mantenha claro com os índices de umidade relativa do ar entre 20% e 40%. Este panorama, aliado às temperaturas máximas variando entre 33ºC e 37º C, faz com que os riscos de queimada continuem nestas regiões.

A previsão é a mesma para as regiões Sudoeste e Chapada Diamantina, onde a umidade relativa do ar é a mesma e as temperaturas máximas devem variar entre 29ºC e 33ºC de amanhã (24) a domingo (26).

Chuvas fracas

Para as regiões do Recôncavo, Nordeste e Sul, incluindo a cidade de Salvador e Região Metropolitana, estão previstas a ocorrência chuvas fracas e isoladas, mais freqüentes durante a noite e nas primeiras horas da manhã, com céu parcialmente nublado a claro. As mínimas previstas para estas regiões deverão variar entre 21ºC e 22°C, e as máximas entre 30ºC e 33°C. Isto se deve aos ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico e influenciam as condições do tempo.

Em todo o litoral baiano, a maré alta deve variar entre 1,6 e 1,8 metros de altura e devem atingir seus máximos em torno das 10h e 22h. As alturas mínimas devem ocorrer em torno das 5h e 17h, com valores variando entre 0,5 e 0,9 metros. A previsão de ondas indica que elas terão agitação fraca e com altura máxima chegando a 2,0 metros.

A permanência da massa de ar quente e seco no Nordeste brasileiro reflete também na redução da nebulosidade em grande parte dessa região, indicando maior incidência de Radiação Solar. Na Bahia, os Índices de Radiação Ultravioletas (IUV) 12 e 13 previstos para o período entre os dias 24 e 26 de outubro, fazem parte da categoria Extrema, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

As tabelas e os mapas abaixo apresentam a previsão dos IUV para a Região Nordeste do Brasil e para algumas cidades baianas, que são representativas para todas as regiões do Estado, bem como, as referências desses Índices com suas categorias de intensidades, de acordo com recomendações da OMS.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: