Dez Dias de Cidade e Cultura movimentam Salvador

Do Plug Cultura

O projeto Dez Dias de Cidade e Cultura, iniciativa da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) acontece entre os dias 22 e 31 de outubro, em diferentes locais de Salvador, com a proposta de pensar sob diferentes perspectivas as relações entre o espaço urbano, a cultura e as linguagens artísticas.

São seminários, mostra de cinema, workshop, oficina, exposição fotográfica e intervenções urbanas, todos apresentando ângulos diversificados da relação entre cultura e cidade. 

A abertura oficial do evento aconteceu no dia 22 (quarta-feira), às 19h, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), com a conferência “Cidade e Cultura”, que contará com a presença de Nelson Brissac, criador e curador do projeto Arte/Cidade.

A iniciativa – realizada em parceria com o Programa de Pós-graduação em Dança da UFBA (PPG Dança/ UFBA) e com o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado (IPAC) – busca fomentar a transversalidade e a multidisciplinariedade na reflexão sobre cultura e cidade. As áreas envolvidas são arquitetura, urbanismo, dança, audiovisual e artes visuais, entre outras.

“O projeto Dez Dias de Cidade e Cultura representa um avanço em termos de parceria entre governo, universidade e comunidade artística no sentido de chamar a atenção e promover o debate sobre a relação entre as políticas culturais e as cidades”, comenta Gisele Nussbaumer, diretora da FUNCEB.

Na programação, destaque para as intervenções urbanas na capital baiana, que proporcionam o intercâmbio entre 12 artistas, quatro internacionais e oito de outros estados. Outro destaque fica por conta da exposição Minha Cidade, que traz fotografias de crianças e adolescentes, tiradas com a técnica pin-hole (foto na lata), em parceria com a Casa da Photografia e a Cipó – Comunicação Interativa e Oi Kabum! – Escola de Arte e Tecnologia.

“O diferencial deste projeto está na parceria entre a Universidade e a Fundação Cultural, que se mostra disposta a estreitar cada vez mais os laços com a produção acadêmica”, afirma Fabiana Dultra Britto, coordenadora do PPG Dança/ UFBA. “A Universidade precisa de canais de escoamento e democratização dos conhecimentos que produz.”

A programação completa pode ser encontrada no hot site do projeto Dez Dias de Cidade e Cultura.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: