Em nota, Sinjorba condena desrespeito ao exercício do jornalismo durante eleições

Do Sinjorba
Editorial

Sindicato repudia agressões e prisões, e exige respeito ao exercício profissional dos jornalistas

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia defende eleições democráticas, transparentes e dentro de um nível civilizado de respeito à livre escolha de todos os cidadãos, bem como o livre exercício profissional dos trabalhadores em comunicação.

Nesse sentido, repudia as agressões e prisões praticadas, ocorridas durante este 5 de outubro, que ferem estes princípios democráticos e tentam impedir a livre cobertura das eleições 2008, colocando os profissionais em situação de medo e ameaça para exercerem livremente seu trabalho.

Episódios como os registrados nas cidades de São Francisco do Conde, Barreiras e Salvador, onde jornalistas no exercício profissional sofreram ameaças, agressões e chegaram a ser detidos pelas Polícias Civil e Militar do Estado da Bahia, depõem contra as liberdades democráticas, ferem e mancham a bela festa da democracia e merecem, ao nosso ver, uma manifestação contundente do Governo do Estado na apuração rigorosa dos fatos que envolvem a participação de policiais, para dissipar quaisquer dúvidas sobre sua vocação democrática, diversas vezes comprovada ao povo baiano.

Infelizmente, nem todos têm educação ou informação suficientes para saber diferenciar os interesses dos donos da mídia do trabalho profissional dos jornalistas.

Os partidos políticos e os candidatos envolvidos nas agressões, assim como os agentes do Poder Público não têm direito a essa ignorância. Eles têm a obrigação de zelar pelo respeito aos jornalistas profissionais, pela liberdade de opinião e pelos princípios do Estado Democrático de Direito.

A Diretoria do Sinjorba

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: