Renovação na Câmara de Salvador é de quase 50%

Do ATarde Online
Por Patrícia França

A eleição municipal deste ano provocou uma renovação de 46,34% na Câmara Municipal de Salvador, com a não-reeleição de 19 dos 41 vereadores da Casa. Saem de cena veteranos como o presidente do Legislativo Municipal, o vereador Valdenor Cardoso (PTC), derrotado no quinto mandato, e o decano Silvoney Sales (PMDB), que tentava a sexta reeleição. Subirão à tribuna, novatos como Léo Kret, a primeira vereadora dançarina travesti eleita na Bahia, com mais de 12 mil votos, a quarta mais votada em Salvador.

Esta é a maior renovação que se tem notícia no Legislativo da Capital, desde 1982, quando o PMDB, no governo do ex-prefeito Mário Kertész, ocupou 26 das 33 cadeiras da Casa – marcando uma relação total de oposição entre o governo municipal e o estadual, então sob o comando do ex-governador, na época, carlista João Durval Carneiro (PDS). Na eleição municipal de 2004, a renovação na Câmara Municipal de Salvador foi de cerca de 43%.

FORÇAS – Desta vez, a correlação de forças na Câmara coloca o PMDB e o PT – que irão se confrontar no próximo dia 26, no segundo turno da disputa pela Prefeitura de Salvador – como os partidos que elegeram o maior número de vereadores, cada um com seis.

A coligação que apóia a candidatura à reeleição do prefeito João Henrique Carneiro (PMDB), porém, conseguiu eleger 17 vereadores e se coloca com vantagem, em princípio, em relação ao petista Walter Pinheiro. A bancada de vereadores formada pelo PT, PCdoB, PSB e PPS elegeu 10 vereadores. A composição das bancadas certamente mudará, em função das alianças que deverão ocorrer com PSDB e DEM neste segundo turno do processo eleitoral.

Não conseguiram renovar o mandato os vereadores Atanázio Júlio (PMDB), Ariane Carla (PTB), Beto Gaban (PRP), Reginaldo Oliveira (PC do B), Cristóvão Oliveira (PDT), Eudorico Alves (PRP), Bomba (PRP), Silvoney Salles (PMDB), Décio Santana (PSDB), Valdenor Cardoso (PTC), José Carlos Fernandes (PSDB), Antônio Lima (DEM), Virgílio Pacheco (PPS), Celso Cotrim (PSB), Batista Neves (PMDB), Jairo Dória (PMDB), Everaldo Augusto (PCdoB) e Marlene Souza (PTN). O vereador Agenor Gordilho (DEM) desistiu de disputar a reeleição.

O Democratas, que disputou a prefeitura de Salvador com a candidatura do deputado ACM Neto, tem atualmente uma bancada de cinco vereadores, mas só conseguiu eleger três: Eron Vasconcelos, Paulo Magalhães e Andréa Mendonça. O PSDB, partido do ex-prefeito Antonio Imbassahy, que na corrida sucessória ficou na quarta colocação, tinha quatro representantes e conseguiu garantir vaga para dois, Paulo Câmara e Jorge Jambeiro.

Voltam à Câmara o ex-vereador e ex-secretário municipal Pedro Godinho (PMDB) – que exerceu quatro mandatos consecutivos na Casa, foi líder do governo e secretário Municipal de Articulação e Promoção da Cidadania no governo Imbassahy. Também retorna, o petista Gilmar Santiago, vereador em segundo mandato, que ocupou a Secretaria da reparação e depois a Secretário de Governo na administração do prefeito João Henrique.

A bancada feminina se mantém inalterada, com seis representantes. Com a não-reeleição de Beto Gaban (PRP) e de Jairo Dória (PMDB), a atual bancada evangélica cai para seis vereadores: Eron Vasconcelos (DEM), Isnard Araújo (PR), Sidelvan Nóbrega (PRB), Erivelton Santana (PSC), Adriano Meireles (PMDB) e Pastor Luciano (PMN).

PERDA – Reeleita para o segundo mandato, a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) se surpreendeu com o índice elevado de renovação no Legislativo, e lamenta a perda de quadros políticos qualificados, como o colega de partido Reginaldo Oliveira, o líder da oposição, Virgílio Pacheco (PPS), e José Carlos Fernandes (PSDB).

A vereadora acha que esse novo quadro pode ser atribuído ao fato de não haver, ainda, um nível de amadurecimento político da população, quanto ao papel decisivo que a Câmara de Vereadores exerce em relação ao poder político e administrativo na gestão da cidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: