O Globo: No Rio, Gabeira surpreende e se garante no 2º turno

Da Redação O Globo

Eleições no Rio: Paes e Gabeira vão ao 2º turno

RIO – Os candidatos Eduardo Paes (PMDB) e Fernando Gabeira (PV) disputarão o segundo turno das eleições no Rio, no dia 26 de outubro. Com 99,93% das urnas apuradas, Eduardo Paes tinha 31,99% dos votos (1.048.416), contra 25,62% (839.662) de Gabeira e 19,06% (624.626) de Marcelo Crivella (PRB). Crivella – que iniciou a campanha na frente nas pesquisas – ficou seis pontos percentuais atrás de Gabeira.

A pesquisa de boca-de-urna feita pelo Ibope, divulgada logo após o encerramento da votação, já indicava que Paes e Gabeira disputariam o segundo turno. Paes apareceu na boca-de-urna com 33%, seguido por Gabeira, com 23%. Crivella teve 20%.

Em seu comitê eleitoral, no Recreio dos Bandeirantes, Paes disse à noite que recebeu com alegria o resultado e que não quer a presença do prefeito Cesar Maia em seu palanque no segundo turno.

– Vou procurar uma série de forças políticas, mas certamente o prefeito não será uma delas – afirmou.

Ele agradeceu os votos recebidos e afirmou que a população entendeu a mensagem que transmitiu na campanha.

Gabeira buscará apoio na sociedade

Após ter a confirmação de que estava no segundo turno, batendo Crivella, Gabeira disse em entrevista que vai tentar formar um amplo apoio na sociedade para solucionar os problemas da cidade .

– A minha avaliação é de que foi uma vitória do povo do Rio de Janeiro. A gente andando pelas ruas, conversando com a população, percebeu que ela decidiu esse caminho e ao decidir esse caminho ela influenciou de uma maneira muito decisiva os novos passos – afirmou.

Crivella duvidou da pesquisa

Crivella acompanhou a apuração dos votos de seu apartamento na Barra da Tijuca e não falou com a imprensa. Por meio de uma notalida por um de seus assessores, o senador disse que “amargura” a derrota, mas que mantém força para enfrentar o resultado negativo. “Que Deus ilumine nossos caminhos e abençoe nosso povo”, escreveu, ao reconhecer a derrota.

No começo da noite, quando só a pesquisa de boca-de-urna tinha sido divulgada, Crivella afirmou, ao chegar à sua residência, que fez um levantamento por meio de sua militância e que teria de 100 a 150 mil votos de vantagem sobre Gabeira:

– Nossa boca-de-urna mostra exatamente o contrário (da boca-de-urna). Estou com certeza de que iremos para o segundo turno. Minha militância também fez boca-de-urna e nós estamos com uma diferença boa, de 100 a 150 mil votos. E ainda vamos nos aproximar do Eduardo porque hoje choveu muito.

Antes de chegar a seu apartamento, Crivella chegou a dirigir o próprio carro de campanha a partir da Rua Luiz Coutinho Cavalcânti, em Guadalupe, e cometeu diversas infrações de trânsito. O senador avançou cerca de cinco sinais fechados, vários deles na Rua Edgard Werneck, em Jacarepaguá, além de subir a calçada da Rua Carolina Machado, em Marechal Hermes, para cortar caminho. Na Rua Xavier Curado, ele parou em cima da faixa de pedestres e cortou um caminhão pela contramão.

Jandira ataca voto útil, e Molon vê PT renovado

A candidata Jandira Feghali (PCdoB) divulgou nota agradecendo os votos recebidos e criticando o voto útil anti-Crivella. Ela atribuiu o voto útil “à parcialidade da mídia que artificialmente” o produziu. Alessandro Molon (PT), também por um comunicado , afirmou que o seu partido sai renovado e revigorado das eleições.

Chico: apoio a Paes é impensável

O candidato Chico Alencar (PSOL) disse que as eleições foram as “mais despolitizadas” que já viu. Segundo Chico, o apoio a Paes no segundo turno é impensável. Já a adesão à campanha de Gabeira é pouco provável:

– Tínhamos boa relação na Câmara, somos amigos, mas pesam contra ele (Gabeira) as alianças que fez – afirmou.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: