Bahiatursa seleciona estagiários de jornalismo

Da assessoria de imprensa

A Bahiatursa, Empresa de Turismo da Bahia – vinculada à Secretaria de Turismo, realizará uma nova seleção pública para estagiários dos cursos de nível superior de Turismo, Jornalismo, Administração, Tecnologia da Informação e Direito. Estão sendo disponibilizadas 110 vagas e os interessados deverão se inscrever de 15 a 19 de setembro, no Instituto Euvaldo Lodi (IEL) de 2ª a 6ª feira, das 8h às 16h, munidos de carteira de identidade, CPF e declaração de matrícula da faculdade. Podem participar os alunos do 4º ao 7º semestre dos respectivos cursos.

Os inscritos serão submetidos a processo seletivo de prova escrita e oral nos dias 24 e 25 deste mês, no Centro de Convenções da Bahia. As provas serão sobre Conhecimento Geral, Informática e Redação – com tema relacionado ao Turismo. Todos os aprovados farão entrevista e teste oral em inglês, ou no idioma que tenha fluência. Antes da admissão, também receberão treinamentos.

Essa será a segunda seleção pública para contratação de estagiários feita pela Bahiatursa. A primeira foi realizada no ano passado, onde foram escolhidos 102 bolsistas dentre os 412 candidatos inscritos. A presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, ressaltou a importância dessa oportunidade para os alunos que querem adquirir conhecimentos na sua área e ampliar as chances de ingresso no mercado de trabalho.

Para o secretário de Turismo, Domingos Leonelli essa prática de contratação é uma forma democrática de ocupar essas vagas, dando oportunidade a todos, bastando para isso que tenham capacidade técnica.

Endereço do IEL: Rua Edístio Pondé, nº 200 (anexo à FIEB) – Stiep

REGULAMENTO PARA SELEÇÃO PÚBLICA DE ESTAGIÁRIOS

I – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º. O presente regulamento apresenta a normatização para seleção pública de candidatos a estágio de nível superior na EMPRESA DE TURISMO DA BAHIA S/A – BAHIATURSA.

Parágrafo único. Para ingressar no estágio o candidato precisa ser aluno do curso de Turismo, Direito, Administração, Tecnologia da Informação e Jornalismo de Universidades ou Faculdades da Região Metropolitana de Salvador, reconhecidas pelo MEC, e estar cursando no momento da convocação o 4º, 5°, 6º ou 7º semestre no referido curso.

Art. 2º. O estágio será remunerado através de bolsa no valor que varia de R$ 226,50 (administrativo) a R$ 302,00 (Postos de Informações Turísticas), mais auxílio transporte, para uma jornada de 20 horas semanais divididas em 04 horas diárias ininterruptas, de segunda a sexta-feira, dentro do horário de funcionamento da EMPRESA DE TURISMO DA BAHIA S/A – BAHIATURSA.

. Art. 3º. A duração do estágio é de seis meses, prorrogável, a critério das partes, por igual período.

Art. 4º. Os estudantes selecionados além das vagas iniciais farão parte de cadastro reserva, e serão chamados à medida da necessidade de serviço, sempre respeitadas, em qualquer hipótese, a estrita ordem de classificação e os prazos de validade da seleção, e desde que preencham os demais requisitos acadêmicos e de compatibilidade de horário previstos nos atos normativos pertinentes.

II – DAS INSCRIÇÕES

Parágrafo único.

As inscrições ao processo seletivo serão realizadas gratuitamente, nos dias úteis compreendidos entre 15.09 e 19.09.2008, no horário das 08 às 16h, na sede do IEL, situado na Rua Edístio Pondé, nº200, Stiep.

Art. 5º. Para se inscrever o candidato deverá:

I – Apresentar-se ao local de inscrição munido de original dos seguintes documentos:

a) documento de identidade;

b) CPF;

d) declaração, histórico escolar ou equivalente, fornecido pela instituição de ensino superior, desde que demonstre com precisão que o candidato está regularmente matriculado e indique qual semestre/período está cursando.

II – Preencher o formulário a ser fornecido no local das inscrições.

Art. 6º. A ausência ou desconformidade de qualquer dos documentos exigidos impede a inscrição do candidato na seleção.

Parágrafo único. Não serão admitidas, em nenhuma hipótese, inscrições condicionais ou incompletas.

Art. 7º. Será anulada a inscrição, prova ou ingresso no estágio, a qualquer tempo, desde que verificadas falsidades de declarações ou irregularidades nas provas e/ou documentos, sem prejuízo de outras medidas legais cabíveis.

III – DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Art. 8º. Os candidatos às vagas destinadas ao estágio na EMPRESA DE TURISMO DA BAHIA S/A – BAHIATURSA serão selecionados mediante os seguintes instrumentos:

I) Prova objetiva (múltipla escolha) contendo 30 questões de Conhecimentos Gerais, Informática e Língua Inglesa, valendo 2 pontos cada uma, totalizando 60 pontos.

II) Dissertação contendo no máximo 25 linhas, com tema a ser indicado no dia da prova, onde serão avaliados o domínio da língua portuguesa, vocabulário, criatividade e pertinência com o tema, valendo 40 pontos. A dissertação será realizada juntamente com a prova objetiva.

III) Entrevista realizada em etapa subseqüente com os candidatos que obtiverem média superior ou igual a 50 pontos na prova escrita.

Art. 9°. É facultada a inscrição e participação de deficientes físicos nesta seleção, desde que sua limitação não os impeça de bem desempenharem suas funções.

IV – DA APLICAÇÃO DAS PROVAS

Art. 11. As provas escritas serão realizadas nos dias 24 e 25 de setembro de 2008 no Salão Xangô, Centro de Convenções, localizado na Avenida Simon Bolívar, s/n – Jardim Armação.

Art. 12. Para realização das provas, os candidatos serão divididos em quatro turmas. Para obter informações do horário que realizará a prova, o candidato será convocado por telefone ou e-mail pelo IEL.

Art. 13. A duração da prova escrita será de três horas e trinta minutos, indo no período da manhã das 8:30 as 12:00h e á tarde das 14:00 ás 17:30 h.

Art. 15. O candidato deverá comparecer no local designado, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta e SOMENTE TERÁ ACESSO À SALA DE APLICAÇÃO DE PROVA PORTANDO O ORIGINAL DA CÉDULA DE IDENTIDADE, QUE DEVERÁ ESTAR EM PERFEITAS CONDIÇÕES, DE FORMA A PERMITIR, COM CLAREZA A IDENTIFICAÇÃO DO MESMO E O COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO.

Art. 16. Será excluído do processo seletivo o candidato que:

a) apresentar-se após o horário determinado;

b) não apresentar o documento de identidade exigido;

c) ausentar-se da sala de prova sem acompanhamento do fiscal;

d) for surpreendido em comunicação com outras pessoas ou usando livros, notas ou impressos de qualquer espécie senão o próprio caderno de provas;

e) lançar mão de meios ilícitos para a realização da prova;

f) não devolver integralmente o material recebido;

g) perturbar de qualquer modo a ordem dos trabalhos.

Art. 17. A 2ª etapa da seleção (entrevista) será realizada na sede do IEL, em data e horário a serem oportunamente divulgados.

V – DA CLASSIFICAÇÃO

Art. 18. O resultado das provas será divulgado até o dia 03/10/2008, por meio de lista organizada em ordem alfabética dos candidatos aprovados, disponibilizada no site do IEL (www.ielestagio.com.br)

Art. 19. Havendo empate na nota final, serão adotados os seguintes critérios de desempate, sucessivamente: a) maior nota na prova escrita;

b) maior nota na prova objetiva;

c) maior idade do candidato.

Art. 20. Os candidatos serão selecionados para ocuparem vagas no setor administrativo da Bahiatursa e nos Postos de Informações Turísticas. Para estagiar nos Postos de Informações Turísticas, o candidato deve ter fluência em pelo menos um idioma estrangeiro, o que será avaliado na segunda etapa da seleção através de entrevista.

VII – DA CONVOCAÇÃO

Art. 20. A aprovação na seleção não gera direito à convocação, mas esta, quando se fizer, respeitará a ordem de classificação e o prazo de validade da seleção.

Art. 21. Os candidatos aprovados serão convocados na ordem de classificação para assinar termo de compromisso para realização de estágio, no limite das vagas existentes ou que surgirem dentro do prazo de validade da seleção. Serão disponibilizadas 110 vagas.

Art. 22. A convocação será feita por telefone/e-mail e por aviso afixado na sede da Bahiatursa e do IEL, tendo o candidato que comparecer na data afixada para inicio das atividades. O não comparecimento sem devidas justificativas será entendido como desistência do candidato para ocupar a vaga.

Art. 23. Havendo alteração em seus dados cadastrais constantes no formulário de inscrição, o candidato deverá comunicar imediatamente ao IEL, sob pena de prejudicar sua eventual convocação, sem que no futuro possa imputar à Administração qualquer responsabilidade.

VIII – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 24. O início do estágio remunerado se dará com a assinatura do termo de compromisso, no limite das vagas existentes ou que surgirem dentro do prazo de validade da seleção.

Art. 25. O termo de compromisso para realização do estágio não gera direitos ou vínculos empregatícios de qualquer espécie com a BAHIATURSA.

Art. 26. A inexatidão de quaisquer afirmativas ou ainda irregularidades em documentos, mesmo que verificadas a posteriori, eliminará o candidato da seleção, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição.

Art. 27. A inscrição do candidato implica o conhecimento e aceitação tácita das condições estabelecidas neste Regulamento e das demais normas que regem o programa de estágio dos quais não poderá alegar futuro desconhecimento.

Art. 28. A seleção terá validade de 01 ano a contar da publicação da homologação do resultado final, podendo a Administração, em situações especiais devidamente justificadas, utilizar-se dos estagiários aprovados no certame fora desse prazo.

Art. 29. Não será permitida a participação de estudantes que estejam estagiando na Bahiatursa ou que tenham estagiado no período antecedente há seis meses.

Art. 30. Os casos omissos serão resolvidos Por comissão formada para este fim.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: